Pesquisar este blog

http://grupodestudoslutas.blogspot.com

Seguidores

Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor da EEFE-USP; Praticante e Pesquisador de Judô; Preparador físico de atletas de modalidades esportivas de combate.

Arquivo do blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mestrado e Doutorado com projetos na área de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate

Atualmente, um dos principais focos do nosso grupo de estudos e pesquisas é preparar as pessoas para o ingresso no mestrado ou doutorado.
Por enquanto e talvez por um longo período sou o único a orientar especificamente com essa temática no programa aqui da EEFE-USP. Contudo, o número de vagas é limitado: seis por orientador. É exatamente esse o número de orientandos que tenho no momento. Até o início do próximo ano uma dessas pessoas (Bianca Miarka) termina o mestrado e deve ingressar no doutorado. Os demais devem terminar até o final de 2010. Portanto, novos ingressantes apenas para o início de 2011.
Quais os critérios para ingresso?
Além dos critérios oficiais do programa de pós-graduação da EEFE (http://www.usp.br/eef/ingresso_pos.php), tenho como condição, que a pessoa já tenha realizado alguma produção junto ao grupo. O(a) candidato(a) com melhor produção terá prioridade quanto ao ingresso.
A ideia básica é estabelecer o mérito como principal aspecto para o ingresso, bem como seguir o que meu companheiro de sala (Luiz Dantas) tem afirmado constantemente: "A pessoa não entra no mestrado para começar a fazer pesquisa, mas por realizar pesquisa é que a pessoa tem a possibilidade de fazer o mestrado".
Adicionalmente, durante o processo de elaboração desses trabalhos prévios, é possível para os dois lados interessados (orientador e orientando) verificar se existe compatibilidade para realização de trabalhos em conjunto.

Artigo sobre ensino médico no Brasil

No título, substitua por "Preparação profissional em Educação Física" e ao final do texto, substitua o termo hospital por academia/clube ou médico por profissional de educação física e o resultado é muito parecido.
http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=5725
Para pensar...