Pesquisar este blog

http://grupodestudoslutas.blogspot.com

Seguidores

Quem sou eu

São Paulo, São Paulo, Brazil
Professor da EEFE-USP; Praticante e Pesquisador de Judô; Preparador físico de atletas de modalidades esportivas de combate.

Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cronograma de Reuniões - 2o semestre de 2009

28/08
Lutas na EF escolar (Prof. Dr. Walter Correia)
Material da Rede oficial de ensino
Kozub, F.M.; Kozub, M.L. Teaching combative sports through tactics. Joperd, v.75, n.8, p.16-21, 2004.
Olivier, J.C. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Theeboom, M.; De Knop, P. Asian martial arts and approaches of instruction in Physical Education. European Journal of Physical Education, v. l4, n.2, p.146-161, 1999.
Winkle, J.M.; Ozmun J.C. Martial arts: an exciting addition to the Physical Education curriculum. JOPERD, v. 74, n.4, p.29-35, 2003.
04/09
Lutas na EF escolar (tatame). (Prof. Dr. Walter Correia)
11/09
Lutas, Artes Marciais, Modalidades de Combate, Educação Física e Esporte
Back, A.; Kim, D. The future course of the Eastern martial arts. Quest, v.36, p.7-14, 1984.
Franchini, E.; Takito, M.Y.; Rodrigues, F.B.; Manoel, E.J. Considerações sobre a inclusão de atividades motoras típicas de artes marciais em um programa de Educação Física. Proceedings do II Congresso de Iniciação Científica da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, 1995. p. 65-69.
Franchini, E. As modalidades de combate nos Jogos Olímpicos. In: Miguel de Moragas; Lamartine Pereira DaCosta. (Org.). Universidade e Estudos Olímpicos. Barcelona: Centre d'Estudis Olímpics, Servei de Publicacions, 2007. p. 716-724.
Vecchio, F. B.; Franchini, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo de educação física. In: Samuel de Souza Neto; Dagmar Hunger. (Org.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. 1 ed. Rio Claro: Biblioética, 2006, v. 1, p. 99-108.
18/09
Significados e objetivos das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate; Princípios operacionais e classificação das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate
Donohue, J.J. Modern educational theories and traditional Japanese martial arts training methods. Journal of Asian Martial Arts, v.14, n.2, p.8-29, 2005.
Monahan, M. The practice of self-overcoming: Nietzschean reflections on the martial arts. Journal of the Philosophy of Sport, v. 34, p. 39-51, 2007.
Twemlow, S. W.; Lerma, B. H.; Twemlow, S. W. An analysis of students’ reasons for studying martial arts. Perceptual and Motor Skills, v. 83, p. 99-103, 1996.
25/09
Histórico e evolução das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.
Poliakoff, M.B. Combat Sports in the Ancient World: Competition, Violence, and Culture. Yale University Press, 1987.
02/10
Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate: questões éticas.
Gauthier, J. Ethical issues in combat sports. Should Combat Sports be Banned? In: Kordi et al. Combat Sports Medicine. London: Springer, 2009. p.73-88.
Daniels, K.; Thornton, E. W. An analysis of the relationship between hostility and training in the martial arts. Journal of Sports Sciences, v. 8, p. 95-101, 1990.
Daniels, K.; Thornton, E. W. Length of training, hostility and the martial arts: a comparison with other sporting groups. British Journal of Sports Medicine, v. 26, n. 03, p. 118-120, 1992.
09/10
Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras típicas das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.
Kozub, F.M.; Kozub, M.L. Teaching combative sports through tactics. Joperd, v.75, n.8, p.16-21, 2004.
16/10
Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras típicas das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate (tatame).
23/10
Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras típicas das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate (tatame).
30/10
Demanda fisiológica das Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate e sua adequação a programas de condicionamento físico
Cox, J.C. Traditional Asian martial arts training: a review. Quest, v. 45, p.366-388, 1993.
BELLINGER et al. Energy expenditure of a noncontact boxing training session compared with submaximal treadmill running. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 29, n. 12, p. 1653-1656, 1997.
BENEKE, R. et al. Energetics of karate kumite. European Journal of Applied Physiology, v. 92, p.518-523, 2004.
BOUHLEL, E. et al. Heart rate and blood lactate responses during Taekwondo training and competition. Science and Sports, v. 21, p. 285-290, 2006.
BRIDGE, C.A. et al. Heart rate responses to taekwondo training in experience practitioners. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 21, p.718-723, 2007.
DEGOUTTE, F., P. JOUANEL, and E. FILAIRE. Energy demands during a judo match and recovery. British Journal of Sports Medicine, v.37, p.245-249, 2003.
06/11
Adequação a programas de condicionamento físico (visita CA)
13/11
Modalidades de Combate: preparação física do atleta.
Lehmann, G. La resistenza negli sport di combattimento. Sds - Rivista di Cultura Sportiva, anno 16, n. 38, p. 19-25, 1997.
Franchini, E.; Del’Vecchio, F.B. Preparação física para o atleta de judô. São Paulo: Phorte, 2008.
20/11
Modalidades de Combate: preparação física do atleta (tatame).
27/11
Modalidades de Combate: preparação técnico-tática
Kozub, F.M.; Kozub, M.L. Teaching combative sports through tactics. Joperd, v.75, n.8, p.16-21, 2004.
Mori, S. et al. Reaction time and anticipatory skills of karate athletes. Human Movement Science, v.21, p.213-230, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário